Processo Seletivo

Alunos Regulares

O processo seletivo para ingresso como aluno regular do programa pode ocorrer em um período de até duas semanas (a depender da disponibilidade da banca avaliadora e dos requisitos legais exigidos para atender os recursos aos resultados).
 
O recrutamento ocorre duas vezes ao ano e o número de vagas oferecido pode variar (1-10). É comum que o processo seja dividido em três itens:
  •  prova de Inglês (eliminatória),
  •  apresentação de projetos de pesquisa 
  •  avaliação de currículo.
No entanto, a cada processo seletivo é publicado um edital com as regras gerais. Esse documento deve ser de conhecimento dos candidatos no ato da inscrição. 
 
Por ser um curso multidisciplinar, o PPGBiotec/UFBA aceita candidatos de várias áreas de conhecimento (graduação em Biologia, Química, Engenharia Ambiental e/ou similares). Por esse motivo, recomendamos fortemente que o candidato entre em contato com o possível orientador da pesquisa (Mestrado ou Doutorado) antes de se inscreverem para o processo seletivo. 
 
Observação: Datas de Editais de seleção ou seus resultados devem ser consultados nos links: "EDITAIS PUBLICADOS" ou "RESULTADO DE EDITAIS" na parte superior do site. 

Alunos Especiais

Os interessados em cursar disciplinas do programa podem solicitar a matrícula especial. 
 
Veja a Normativa Interna do PPGBiotec que estabelece critérios para a admissão de Alunos Especiais em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
 
Na UFBA, é permitida a inscrição em componentes curriculares a alunos e ex-alunos de curso superior de outras instituições nacionais ou estrangeiras, que desejem realizar estudos específicos, condicionada à existência de vagas.
 
A matrícula como aluno especial é concedida apenas para cursar disciplinas e não configura vínculo com qualquer curso regular da UFBA.
 
Ao final, a universidade disponibiliza documentos comprobatórios da participação na(s) disciplina(s), como: histórico e ementas.
 
Se o aluno, posteriormente, ingressar no PPGBiotec por meio de seleção para aluno regular, as disciplinas que tiver cursado como aluno especial podem ser aproveitadas, dentro de um prazo de cinco (5) anos. 
 
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da UFBA, o aluno especial poderá se inscrever em até um total de (04) componentes curriculares na pós-graduação, respeitando o limite máximo de dois (02) componentes curriculares por semestre.
 
A inscrição para a seleção a vaga de aluno especial é feita em período estabelecido no Calendário Acadêmico da UFBA, através de formulário padrão de solicitação ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
 
A concessão a vaga de aluno especial será realizada pelo coordenador da disciplina, que terá autonomia sobre os critérios utilizados e, posteriormente, referendada pelo Colegiado de Curso.
 
A matrícula dos candidatos selecionados como alunos especiais é feita pelo Colegiado de Pós-Graduação, de acordo com o Calendário Acadêmico UFBA.
 
Observação 1.: a matrícula só é efetuada se devidamente recolhida a taxa de matrícula correspondente (veja a Tabela de Serviços Acadêmicos).
 
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar a seguinte documentação:
  • Carta de intenção/motivação direcionada ao coordenador da disciplina, justificando o interesse do candidato em cursá-la. A carta é individual para cada disciplina solicitada e não há modelo padrão;
  • Requerimento de matrícula (link), especificando o(s) componente(s) que pretende cursar no semestre;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.  
  • Para a geração do boleto, veja o link: Serviços Acadêmicos/Boletos.
  • Fotografia 3x4 (1)
  • Cópia autenticada do documento de identificação;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do Título de Eleitor;
  • Prova de quitação com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação;
  • Currículo Lattes (sem comprovação de títulos)
 
Observação 2: As cópias podem ser autenticadas na Secretaria do PPGBiotec, mediante apresentação dos originais.
 
 
Português, Brasil