Procedimentos Acadêmicos

Entrega do Produto Final após a Defesa

RESOLUÇÃO nº 01/2018 - Dispõe sobre as orientações para depósito da Dissertação ou Tese no PPGBiotec/UFBA

Após a defesa, o texto final (incorporando as correções da banca), os formulários assinados, juntamente com os demais documentos exigidos pela UFBA deverão ser entregues pelo discente na Coordenação no prazo máximo de 30 (trinta) dias, para Mestrado, e de 60 (sessenta) dias, para Doutorado.

 

A entrega do trabalho final padronizado segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ocorrerá em:  

O arquivo digital em PDF não pode estar criptografado e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado.

A mídia de CD do arquivo digital da Dissertação/Tese deve ser identificada por etiqueta própria ou impressa, com o nome do autor(a) e título do trabalho.

O estojo contendo a mídia de CD deve ser identificado com capa padrão (modelo), contendo as seguintes informações: 

a) Identificação da Universidade, Unidade e Programa; b) Nome do(a) autor(a) por extenso; c) Título e subtítulo do trabalho; d) Grau de defesa; e) Ano de defesa; f) Endereço de e-mail e telefone do autor para contato; g) Resumo; h) Ficha Catalográfica.

O pendrive deve estar acoplado na parte interna do estojo do CD, identificado com o nome do autor(a).

 Juntamente com a versão definitiva da Dissertação/Tese, o(a) autor(a) deve entregar, devidamente preenchidos e assinados: 

 A assinatura do(a) autor(a) nos documentos e formulários deverá ser original, escrita a próprio punho com caneta esferográfica na cor azul. Não serão aceitos formulários digitalizados.

A dissertação/tese deve ser submetida no Repositório Institucional da UFBA, seguindo os passos:

  1. Leias os manuais:

(tutorial disponível no Youtube: (20) Como fazer um depósito no Repositório Institucional da UFBA - YouTube)

  1. Faça o seu cadastro no RI UFBA;
  1. Para liberar o seu cadastro, envie um e-mail para repositorio@ufba.br, informando qual é o tipo do trabalho que pretende depositar (dissertação ou tese) e de qual Programa de Pós-Graduação você faz parte (PPGBIOTEC).
  2. Após a liberação do cadastro, acesse o seguinte link para gerar a sua senha de acesso: 
  1. Deposite o seu trabalho seguindo os manuais do RI;
  2. Após o depósito da dissertação/tese no Repositório, imprima a captura da tela ou a confirmação do depósito recebida em seu e-mail e entregue ao PPPGBiotec juntamente com a versão final impressa.

Obs.: o arquivo depositado no Repositório Institucional deve ser a versão final da dissertação/tese,  após as modificações sugeridas pela banca, com a devida anuência do(a) orientador(a).

Também é preciso cumprir as seguintes etapas no SIGAA:

  • Etapa 1 - O aluno deve submeter o arquivo final da sua dissertação/tese no SIGAA;
  • Etapa 2 - O orientador ou a coordenação do PPGBiotec analisarão e validarão a versão final do trabalho no SIGAA;
  • Etapa 3 - Após a aprovação do trabalho final pelo orientador ou pelo PPGBiotec, o SIGAA exigirá ao aluno a submissão dos documentos digitalizados: CPF, Documento de Identidade (não pode ser CNH, pois não tem Data de Expedição do RG), diploma de graduação (incluindo o verso).

 Solicitação do Diploma à CARE/SUPAC:

Após a homologação da defesa pelo Colegiado do PPGBiotec, o processo com os documentos da defesa serão enviados ao Núcleo de Admissão e Registros de Pós-Graduação (NAREP) via SIPAC.

O discente será notificado por e-mail a cada movimentação do processo e também poderá acompanhar a tramitação do processo pelo site (https://sipac.ufba.br/public/jsp/portal.jsf).

Ao aparecer a situação “arquivado” no processo, o discente deverá entrar em contato (telefones 3283-7146/7148) com o Núcleo de Expedição de Diplomas e Certificados (NEDIC) para verificar se o diploma já está pronto.

 Veja também os arquivos:

 

Formatação
As dissertações e Teses do PPGBiotec-UFBA deverão ser formatadas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
 
As atualizações às normas, podem ser acompanhadas pelo próprio site da ABNT.
 
O Manual de Estilo Acadêmico de Lubisco et al. (2019), produzido pela EDUFBA, compila as normas da ABNT em vigor até janeiro de 2019. (disponível aqui).
 
Ficha Catalográfica

 

1ª OPÇÃO: GERAÇÃO AUTOMÁTICA

O Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA disponibiliza para sua comodidade e rapidez um Modelo de Ficha Catalográfica através do serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica online. Esse sistema é voltado para  a comunidade acadêmica da UFBA onde é possível confeccionar a ficha e imprimi-lá. É importante salientar que trata-se de um modelo que não contém campos específicos (CUTTER/CDD/CDU) que só são feitos pelo Bibliotecário. Se considerar necessário que esses campos constem em sua ficha catalográfica, siga a 2ª opção.

Após o preenchimento dos campos disponíveis no formulário será gerada automáticamente a ficha catalográfica em formato PDF para ser impressa ou salva.

Faça sua Ficha Catalográfica - Aqui! (Melhor visualizado no Firefox e Internet Explorer)

Como inserir a ficha catalográfica no trabalho

A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, ela já vem na formatação exigida pelas normas: contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm.

Modelo de Ficha Catalográfica

 Instruções para preenchimento do formulário

Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.

  • Nome Autor: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
  • Sobrenome: digite seu último sobrenome.

Título do trabalho

Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos.

Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.

Tipo de trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido.

Selecione tese quando for concluído o doutorado / Dissertação quando for concluído o mestrado / TCC quando for concluído a graduação.

Para outros tipos de trabalho Ex: projeto de intervenção, intervenção artísticas, projetos urbaniscos/arquitetônicos e/ou outros, utlize a opção Outros e especifique o tipo.

Nome do orientador / coorientador

Atenção: assinale a caixa "orientadora" "coorientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.

Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.

Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa)

Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.

Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.

Recomenda-se para preenchimento das palavras-chaves a consulta aos termos de assuntos disponíveis no site da Biblioteca Nacional.

 

2ª OPÇÃO: GERAÇÃO PELA BIBLIOTECA  UNIVERSITÁRIA DE SAÚDE

Se aluno e orientador julgarem necessário que os campos específicos CUTTER/CDD/CDU (que só são feitos por Bibliotecários) constem em sua ficha catalográfica, esta, então, deve ser elaborada pela Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA.

Contatos da BUS/UFBA: 3283-8840/ 8831 / 8830.

 O aluno deve enviar o que se pede abaixo, junto com seus números de contato,  para o e-mail busdpt@ufba.br

  • Arquivo com a Dissertação ou Tese (mesmo que ainda não esteja completo e com as devidas correções recomendadas pelo orientador);
  • Preenchimento do Modelo de Ficha Catalográfica.

Após cumprir a etapa acima, o aluno receberá a ficha catalográfica via e-mail  .

Obs.: Durante a pandemia, a BUS/UFBA está fechada. Para agilizar, os alunos podem enviar as solicitações de ficha catalográfica ao e-mail da funcionária Maria de Fátima Martinelli (fmartine@ufba.br). 

Orientações para Defesa

Decorridos 24 meses de ingresso no Mestrado ou 48 meses de ingresso no Doutorado (a partir da data de matrícula) e após cumprir todos os créditos, o aluno deverá defender a sua dissertação ou tese, conforme consta no Regimento Interno do PPGBiotec.

São requisitos para a Defesa da Dissertação ou Tese:

I – Aprovação no Exame de Qualificação;

II – Possuir um produto, para alunos do mestrado, e dois produtos, para alunos do doutorado, ambos derivados da Dissertação ou Tese, sendo obrigatoriamente um artigo aceito em periódico classificado no estrato A4 ou superior, conforme Qualis Capes, podendo o segundo produto ser um artigo submetido, em periódico Qualis > B2, ou uma patente depositada ou submetida ao órgão responsável pela gestão tecnológica da UFBA. O discente deve ser primeiro autor nos dois produtos.

III – O aluno que tiver artigo aceito em revista com fator de impacto maior ou igual ao Qualis A2 não necessita do segundo produto;

 

Para agendar a Defesa, o orientador deve encaminhar ao Colegiado o formulário específico:

Link para o Formulário de Agendamento de Defesa de Dissertação - MESTRADO

Link para o Formulário de Agendamento de Defesa de Tese - DOUTORADO

  • Incluindo os arquivos:
    • PDF da dissertação/tese.
    • Comprovação da produção técnico-científica exigida.
    • Cópias dos artigos derivados da Dissertação ou Tese ou patentes depositadas, caso o exemplar esteja no formato tradicional
    • Apresentar os comprovantes de aceite dos artigos ou depósito de patentes.

Cabe à Coordenação homologar ou vetar a indicação dos membros da Banca de Defesa, no prazo máximo de dez dias da data da solicitação pelo orientador, consubstanciando seu parecer, cabendo nova indicação, no caso de veto, no prazo de cinco dias.

A Defesa deverá ocorrer após o prazo mínimo de vinte dias corridos, da data de comunicação de aceitação da solicitação feita pelo orientador.

Para a realização do agendamento da Defesa no SIGAA, o aluno deve enviar ao e-mail do PPGBiotec (mebiotec.ufba@gmail.com) as seguintes informações do seu trabalho: Título; Título em Inglês; Resumo; Resumo em Inglês; Palavras-Chave; Palavras-Chave em Inglês; Número de Páginas.

O aluno deve encaminhar aos membros da Banca o arquivo em PDF e cópias encadernadas da dissertação ou tese, com antecedência de 30 dias à data da Defesa, para que os examinadores tenham tempo de realizar a leitura e enviar o parecer dentro do prazo máximo de 15 dias.

Nos casos em que o orientador do aluno informe à Coordenação do PPGBIOTEC, por meio de ofício, que a defesa da Dissertação ou Tese envolva propriedade industrial passível de registro ou patente, a sessão de defesa será privada e os membros da banca assinarão um termo de confidencialidade expedido pela Coordenação de Programa. A Dissertação ou Tese e seus resumos não poderão ser divulgados até o depósito do registro ou patente.

 
Trancamento

RESOLUÇÃO 04/2008

RESOLUÇÃO 02/2010 - Competência dos Colegiados e Congregações

Em caso de processo de trancamento de disciplina ou do semestre, os alunos do PPGBiotec/UFBA, devem apresentar uma declaração de anuência assinada pelo orientador.

 

Revalidação de Diplomas

RESOLUÇÃO 01/2000

Para ter validade no Brasil, o diploma obtido no exterior deverá ser submetido a reconhecimento por universidade brasileira, pública ou privada, que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior (art. 48, da LDB).

A solicitação pode ser feita em período específico definido no Calendário Acadêmico da UFBA.

 

Aproveitamento
Poderão ser aproveitados estudos/atividades realizados na UFBA ou em outra instituição de ensino superior desde que requerido pelo interessado e de conformidade com as Resoluções 04/2009 e 01/2010 da UFBA. 

Desde a implementação do UFBA PEN (Processo Eletrônico Nacional), os processos de Aproveitamento de Estudos são realizados de forma totalmente digital. Deste modo, é necessário que toda a documentação comprobatória necessária para a abertura do processo (Requerimentos, Históricos Escolares, Ementas, Certificados e Declarações, dentre outros) seja entregue no formato PDF, enviadas por e-mail ao programa (mebiotec.ufba@gmail.com), seguindo as seguintes orientações:

 

1 - Cada documento deve ser escaneado separadamente (ou seja, cada arquivo PDF deve conter um documento apenas);

2 - O Requerimento Escolar, disponível no site da SUPAC (https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/requerimento_escolar.doc) deve ser preenchido, assinado e escaneado;

3 - No assunto do e-mail o(a) estudante deve escrever o nome completo, o número de matrícula e o objeto do requerimento, no caso, Aproveitamento de Estudos (exemplo: Fulano de Tal - 211223456 - Aproveitamento de Estudos);

4 - Após enviar toda a documentação por e-mail, o(a) estudante deve comparecer à Secretaria do PPGBiotec portando toda a documentação original para conferência e abertura do processo pelos servidores responsáveis. Se o(a) estudante requerente estiver impossibilitado(a) de comparecer, pode enviar a documentação original por outra pessoa.

Abertura de Processos
As demandas dos alunos tramitam pelos setores da UFBA através de processos acadêmicos. Para abrir um processo, o aluno deverá dirigir-se à Secretaria do PPGBiotec, portando:
  • REQUERIMENTO (Formulário Especifico) 
  • Documento(s) comprobatório(s) da(s) situação(ões) descrita(s) no requerimento.
Ao realizar esse procedimento, o aluno receberá o número de registro do seu processo acadêmico no sistema SIPAC, pelo qual poderá acompanhar o andamento do seu pleito através do site