Lília Ferreira de Moura Costa

Português, Brasil
Titulação: 
Graduação em Medicina (UFBA), MSc Imunologia (UFBA), PhD Imunologia (UFBA)
Foto: 

Apresentação

Meu interesse pela Microbiologia teve início ainda a graduação, quando tive a oportunidade de atuar como monitora. Ao ingressar no magistério superior, como professora de Microbiologia, ensinei Microbiologia Médica e posteriormente Microbiologia Bucal e Geral. Fiz especialização em Metodologia do Ensino Superior e especialização em Imunologia. Durante o Mestrado em Imunologia desenvolvi um meio de cultura quimicamente definido para o cultivo de Corynebacterium pseudotuberculosis. Este meio permitiu a obtenção de um antígeno contendo apenas proteínas secretadas pela bactéria, com o qual foi desenvolvido um teste de ELISA para caprinos. Seguindo esta linha de pesquisa, no doutorado, trabalhei com diferentes preparados antigênicos de C. pseudotuberculosis usados como compostos vacinais para caprinos. Atualmente desenvolvemos anticorpos monoclonais contra antígenos de C. pseudotuberculosis a serem usados em técnicas de diagnóstico e de estudos sobre a interação micro-organismo hospedeiro. Em paralelo, tenho participação no projeto “Avaliação da resposta imune na tuberculose humana e identificação de moléculas antigênicas de Mycobacterium sp e Corynebacterium pseudotuberculosis candidatas a testes diagnósticos in vitro”. Participo ainda de pesquisa envolvendo Porphyromonas gingivalis e a patogênese da doença periodontal, que tem resultado em algumas publicações.

 

Interesse pedagógico

Durante o desenvolvimento da minha carreira docente tive a oportunidade de ministrar disciplinas de Microbiologia inicialmente para turmas de Medicina e em seguida para os cursos de Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Medicina Veterinária. O curso de especialização em Metodologia do Ensino contribuiu para consolidar o conceito de aluno como sujeito da aprendizagem e o professor como facilitador deste processo. Despertar e estimular no aluno o desejo de conhecer mais sobre a importância dos micro-organismos nas suas futuras áreas de atuação tem sido um desafio contínuo. Incentivar os estudantes a participarem ativa e criticamente do processo de aprendizagem e observar ao final a capacidade de análise e síntese, com a aplicação do que foi aprendido, é uma meta que pode ser concluída em algumas situações, particularmente naqueles que manifestam o desejo de participar de atividades de pesquisa. Nas disciplinas de graduação de Microbiologia, as aulas práticas têm contribuído para desenvolver nos alunos a capacidade de observar e analisar situações e variáveis inerentes do cultivo de microrganismos, as possibilidades e limitações das técnicas apresentadas.

 

Pesquisa

Os projetos que participo visam principalmente uma melhor compreensão da interação micro-organismo hospedeiro na patogênese da doença provocada por Corynebacterium pseudotuberculosis. Em paralelo a avaliação da existência de semelhanças entre os antígenos de C. pseudotuberculosis e Mycobacterium tuberculosis em função da relação filogenética e da semelhança na patogênese das doenças provocadas por estes patógenos. A linha de pesquisa em Porphyromonas gingivalis tem como objetivo estudar a participação deste micro-organismo na imunogênese da doença periodontal.

 

Projetos

- Estudo da resposta celular e humoral caprina e murina a antígenos extraídos tradicionalmente e/ou recombinantes de C. pseudotuberculosis

- Desenvolvimento de uma vacina viva atenuada contra a linfadenite caseosa dos caprinos

- Avaliação da resposta imune na tuberculose humana e identificação de moléculas antigenicas de Mycobacterium sp e Corynebacterium pseudotuberculosis candidatas a testes diagnósticos in vitro