Conselho Universitário rejeita Future-se por unanimidade

Horas antes do início do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA, o Conselho Universitário (Consuni) rejeitou, por unanimidade, o projeto de lei que pretende instituir o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se). A decisão foi tomada no dia 29 de outubro, em reunião extraordinária do Conselho, com pauta única, realizada no Salão Nobre da Reitoria e acompanhada pelos mais diversos segmentos da comunidade universitária.

Inequívoca, a decisão do Consuni foi não somente unânime, como amparada em pareceres apresentados por cada um dos conselheiros, resultado dos debates realizados no âmbito de cada unidade universitária, com a chancela de suas respectivas Congregações. Manifestaram-se também os representantes dos conselhos superiores e das categorias discente, docente e técnico-administrativa. Entre os argumentos mais recorrentes estiveram a defesa do financiamento estritamente público para o sistema federal de educação superior; a autonomia universitária; a integridade do patrimônio material e imaterial das universidades; o respeito aos princípios do estatuto do servidor público federal, entre outros.

Logo após o encerramento da reunião do Consuni (clique para assistir), teve início o ato de abertura do Congresso, com apresentações musicais do Madrigal e da Filarmônica da UFBA, uma saudação de atabaques regida pelo maestro Iuri Passos e um discurso do reitor da UFBA e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Que a UFBA nunca se amesquinhe, nunca se acovarde, levante a cabeça e faça valer os interesses comuns da emancipação e da liberdade”, afirmou Salles (clique para assistir).

Abaixo, uma lista de links para alguns dos documentos lidos na reunião do Consuni, em que podem ser verificados os argumentos apresentados pelos conselheiros. (A lista será atualizada à medida em que os documentos forem sendo enviados.)

*Fonte: Edgar Digital

Português, Brasil