Apresentação
Com o objetivo de monitorar o desempenho do processo biológico, iniciei minha carreira cientifica estudando os fatores relacionados à sucessão microbiana (bactéria e protozoários) que ocorre durante o tratamento aeróbio de efluente industrial têxtil. No meu mestrado desenvolvi um trabalho de comparação da diversidade microbiana que não apenas caracterizou o processo biológico de depuração da contaminação de dejetos de esgoto em águas superficiais, mas também demonstrou a influencia de fenômenos geológicos nesse processo. No meu doutorado monitorei a cinética de degradação de compostos orgânicos (xenobioticos e recalcitrantes) em sedimento de rios. Nesse trabalho, desenvolvi e apliquei metodologias químico-taxonômicas (ácidos graxos de membrana) e genéticas (16S RNA) para analise da diversidade microbiana. No entanto, foram nos trabalhos de Pós-graduação na EESC/USP e NUI-Galway onde adquiri certa maturidade cientifica e utilizei os meus conhecimentos para ajudar a desvendar os processos ecofisiológicos aeróbios e anaeróbios em biodigestores. Desde 1994 tenho ensinado alunos de graduação nas áreas de ecologia, genética, microbiologia e biotecnologia. A minha contribuição direta na pós-graduação iniciou-se em 2008 em Cranfield University onde coordenei dois cursos na área de inovação, sustentabilidade e diagnose ambiental.
Interesse pedagógico
Em minha opinião, as atividades de ensinar e aprender são partes de um processo dinâmico, pois também aprendo muito em minhas aulas. No entanto, o meu maior prazer está em observar o processo de transformação que essas atividades desempenham na vida acadêmica dos meus alunos. Na UFBA, sou responsável em desenvolver as áreas de Biotecnologia Ambiental e Tecnologia de Processos Fermentativos e, portanto, preocupo-me com a cooperação interdisciplinar e também em formar profissionais com a capacidade de interagir com engenheiros, biólogos e outros biotecnologistas. Nas minhas aulas tento enfatizar não apenas uma forte noção básica da ciência, mas, também, fundamentar e integrar os conceitos de engenharia com a biologia através de exemplos práticos. Tento medir o desempenho das minhas atividades analisando os seguintes resultados:
- O aluno deve demonstrar o entendimento de pontos chaves fundamentais da bioengenharia e biotecnologia.
- O aluno deve ser capaz de discutir e exemplificar a aplicação desses conceitos em estudos de caso (exemplos de casos reais).
- A comunicação verbal ou escrita do aluno deve atender a multidisciplinariedade do assunto e assim focar menos nos jargões e mais nas definições básicas.
- O aluno deve demostrar ser capaz de gerenciar trabalhos em grupo.
- O aluno deve dar exemplos de inovações na área de estudo e seus impactos socioeconômicos.
Pesquisa
O Dr. Chinalia tem interesse em estudar diferentes processos biológicos que são aplicados ao tratamento e valoração de resíduos orgânicos através da produção de energia renovável e também desvendar quais dos fatores bioquímicos, ecofisiologicos e abióticos podem controlar o desempenho desse processo. O Dr. Chinalia possui também plano de pesquisa desenvolvendo estratégias de cultivo e de operação de sistemas de bioreactores para o tratamento de efluentes (consumo de substancias) e/ou produção de produtos (metano, polímeros, etc).
Projetos
Atualmente desenvolve os seguintes projetos:
- “Produção de metano a partir da co-digestao anaeróbia de biomassa algal e do glicerol residual derivados da produção de biodiesel”.
- Produção de biopolímero por Enterobacter spp em água produzida da indústria de petróleo
- Determinação de carboidratos, ânions sulfatos e nitratos em amostras aquosas de campos de petróleo como método de monitoramento in situ de Bactérias Redutoras de Sulfato- BRS
- Estudo de bactérias com atividade antagonista a bactérias redutoras de sulfato oriundas de amostras de água produzida de poços de petróleo