Bruno Nicolau Paulino

Português, Brasil
Foto: 

 

Prof. Adjunto, Classe C, nível II - UFBA
BSc Farmácia (UFES)
MSc Ciência de Alimentos (UNICAMP)
Dr. Ciência de Alimentos (UNICAMP)
 
 
Apresentação
 
Farmacêutico pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente professor Adjunto, classe C, nível II, do Departamento de Análises Bromatológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia.

 

Pesquisa

Área de concentração: Biotecnologia Industrial e Imunobiológicos
 
Linha de pesquisa: Desenvolvimento de bioprocessos e produção de bioprodutos para aplicação industrial
 
 
Experiência no desenvolvimento de bioprocessos voltados à produção de compostos de interesse industrial como aromas, biosurfactantes e oligossacarídeos funcionais utilizando micro-organismos isolados de amostras ambientais. Interesse no uso de abordagens estatísticas para otimização dos bioprocessos com vistas a redução de custos e aumento da produtividade bem como na investigação da aplicabilidade de tecnologias emergentes, como o ultrassom de alta intensidade, em diferentes  etapas do processo. Os compostos de aroma são de particular interesse para a indústria de alimentos e cosmética, sendo aditivos que possuem aplicações tecnológicas e funcionais, podendo ser produzidos por processos de biotransformação ou síntese de novo.
Os biossurfactantes e os micro-organismos produtores dessas moléculas podem ser aplicados para diferentes propósitos como biorremediação, biocontrole de pragas e agentes patogênicos de importância agrícola, formulações cosméticas, farmacêuticas e de alimentos. Os oligossacarídeos podem ser produzidos através de abordagens biotecnológicas e esses compostos apresentam atividade prebiótica e antioxidante, sendo altamente valorizados como suplementos alimentares. Assim, o desenvolvimento de processos biotecnológicos para a produção desses compostos é uma promissora linha de pesquisa, compreendendo as seguintes abordagens:
i) Prospecção de micro-organismos que sejam aplicáveis na produção de compostos de aromas, biossurfactantes e oligossacarídeos;
ii) Otimização dos processos biotecnológicos;
iii) Avaliação das propriedades químicas, físicas e biológicas bem como aplicação dos bioprodutos visando solução de demandas de diferentes setores industriais;
iv) Aplicação de subprodutos ou resíduos da cadeia produtiva de alimentos como substratos em bioprocessos.
 
 
Projetos
 
1. Aplicação da tecnologia de ultrassom de alta intensidade para extração e modificação de bioprodutos;
2. Processos biotecnológicos de produção de oligossacarídeos funcionais;
3. Prospecção de micro-organismos e desenvolvimento de processos de produção de biossurfactantes.