Ficha Catalográfica
1ª Opção: Geração Automática
O Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA disponibiliza para sua comodidade e rapidez um Modelo de Ficha Catalográfica através do serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica online. Esse sistema é voltado para a comunidade acadêmica da UFBA onde é possível confeccionar a ficha e imprimi-lá. É importante salientar que trata-se de um modelo que não contém campos específicos (CUTTER/CDD/CDU) que só são feitos pelo Bibliotecário. Se considerar necessário que esses campos constem em sua ficha catalográfica, siga a 2ª opção.
Após o preenchimento dos campos disponíveis no formulário será gerada automáticamente a ficha catalográfica em formato PDF para ser impressa ou salva.
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Como inserir a ficha catalográfica no trabalho
A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, ela já vem na formatação exigida pelas normas: contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm.
Instruções para preenchimento do formulário
Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.
- Nome Autor: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
- Sobrenome: digite seu último sobrenome.
Título do trabalho
Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos.
Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
Tipo de trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido
Selecione tese quando for concluído o doutorado / Dissertação quando for concluído o mestrado / TCC quando for concluído a graduação.
Para outros tipos de trabalho Ex: projeto de intervenção, intervenção artísticas, projetos urbaniscos/arquitetônicos e/ou outros uUtlize a opçãoOutros e especifique o tipo.
Nome do orientador / coorientador
Atenção: assinale a caixa "orientadora" "coorientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.
Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa)
Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.
Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.
Recomenda-se para preenchimento das palavras-chaves a consulta aos termos de assuntos disponíveis no site da Biblioteca Nacional.
2ª Opção: Geração Pela Biblioteca Universitária De Saúde
O aluno deve enviar o que se pede abaixo, junto com seus números de contato, para o e-mail busdpt@ufba.br
- Arquivo com a Dissertação ou Tese (mesmo que ainda não esteja completo e com as devidas correções recomendadas pelo orientador);
- Preenchimento do Modelo de Ficha Catalográfica.
Formatação
As dissertações e Teses do PPGBiotec-UFBA deverão ser formatadas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Cabe ao aluno e ao seu orientador conhecer as normas vigentes da ABNT e observá-las durante a elaboração das dissertações. As atualizações às normas, podem ser acompanhadas pelo própro site da ABNT (http://www.abntcatalogo.com.
Também podem ser seguidos os modelos das dissertações dos alunos:
- Iago Teles Dominguez Cabanelas (arquivo em PDF)
- Ilvania Costa Veras - (arquivo em PDF).
- Ana Carolina Palmeira Arraes (disponível para consulta em formato impresso na Secretaria do Colegiado e nas Bibliotecas Central e de Saúde da UFBA).
Entrega Da Dissertação Ou Tese
A concessão dos títulos de Mestrado e Doutorado é condicionada ao depósito no prazo de 30 (trinta) dias após a defesa, junto ao PPGBiotec, da versão definitiva da Dissertação/Tese, padronizada segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em:
-
01 (um) exemplar impresso em capa dura;
-
Arquivo digital em formato PDF em 1 (uma) mídia de CD e em 1 (um) pendrive.
Juntamente com a versão definitiva da Dissertação/Tese, o(a) autor(a) deve entregar, devidamente preenchidos e assinados:
-
01 (uma) via da Carta de Aprovação do Orientador
-
02 (duas) vias do Termo de Autorização para Publicação Digital na Biblioteca Digital da UFBA;
-
02 (duas) vias do Formulário de Cadastro de Informações para Publicação Digital na Biblioteca Digital da UFBA;
-
01 (uma) via do Termo de Autorização para Divulgação do TCC no site do PPGBiotec/UFBA.
Para agilizar o pocesso de solicitação do diploma à CARE/SUPAC, o aluno também pode entregar:
-
01 (uma) via preenchida e assinada do formulário de solicitação de diploma;
-
01 (uma) via preenchida e assinada do Formulário de Requisição de Documentos e Serviços Acadêmicos - solicitação do histórico oficial;
-
Cópia de RG e CPF.
A assinatura do(a) autor(a) nos documentos e formulários deverá ser original, escrita a próprio punho com caneta esferográfica na cor azul. Não serão aceitos formulários digitalizados.
O arquivo digital em PDF não pode estar criptografado e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado.
A mídia de CD do arquivo digital da Dissertação/Tese deve ser identificada por etiqueta própria ou impressa, com o nome do autor(a) e título do trabalho.
O estojo contendo a mídia de CD deve ser identificado com capa padrão (modelo), contendo as seguintes informações:
a) Identificação da Universidade, Unidade e Programa;
b) Nome do(a) autor(a) por extenso;
c) Título e subtítulo do trabalho;
d) Grau de defesa;
e) Ano de defesa;
f) Endereço de e-mail e telefone do autor para contato;
g) Resumo;
h) Ficha Catalográfica.
O pendrive deve estar acoplado na parte interna do estojo do CD, identificado com o nome do autor(a).